Olhando para isso, posso ver que as árvores que são maiores ao redor do que outras árvores também são mais altas do que outras árvores.
Os gráficos da Scatter podem comparar os 2 números - você pode observar a altura das pessoas versus o peso, o tamanho da cidade versus a população, ou a quantidade de tempo que os alunos estudaram versus sua nota em um teste.
Tudo o que você quer mostrar no gráfico de dispersão, você começa com a colocação de seus dados no Excel.
Você rotará 2 colunas: o primeiro será seu eixo X, e o segundo será seu eixo Y.
Se você tivesse algum controle sobre uma das variáveis, você quer primeiro colocar essa.
Por exemplo, se você deu diferentes quantidades de água para cada árvore, essa é uma variável "independente" que você controlou e deve passar pela parte inferior do seu gráfico e na primeira coluna de seus dados.
Se você não teve nada a ver com qualquer medida, você pode escolher qualquer uma para esta primeira coluna.
É muito importante rotular seus dados com as unidades nas quais você mediu.
Para o meu, a circunferência e a altura foram medidas em metros, mas eu tenho que rotular ou alguém pode assumir que eu medei em pés.
Uma vez que seus dados estão na planilha, você está pronto para fazer o gráfico de dispersão!
Isso é facil. Primeiro, você selecionará seus dados.
Em seguida, vá para a guia Inserir, encontre a opção XY Scatter Chart e escolha Scatter.
A primeira coisa a fazer é adicionar um título. Você quer descrever suas duas medidas, geralmente no formato de "Medição Y" vs "Medição X", com unidades no final.
Em seguida, você adicionará rótulos para os eixos.
Se você quiser usar o mesmo texto que você usou quando você rotulou seus dados, você pode vincular a esse texto indo na barra de fórmulas e digitando iguais e selecionando a célula que possui sua etiqueta de dados.
Se você quiser alterar o texto, você pode selecionar o título do eixo e digitar uma descrição diferente da sua medida; Certifique-se de incluir as unidades aqui também.
Neste ponto, você tem um gráfico bonito que tem os dados e os rótulos. Vamos dar uma olhada em como você exibiria mais de um conjunto de dados em seu gráfico.
Existem duas maneiras diferentes de adicionar dados ao seu gráfico, e depende se os novos dados usam os mesmos valores X que você já gravou ou se possui valores X diferentes.
Vamos primeiro olhar para adicionar dados com os mesmos valores de X.
Suponha que, para cada Circunferência de minhas árvores, eu conheci o alto médio de Douglas Firs na área, e queria incluir esses valores no meu gráfico.
Eu registraria esses valores em uma nova coluna à direita dos meus dados, portanto, para a árvore de circunferência de 0,30 metros, a altura média é de 8,40 metros, e assim por diante.
Agora eu posso selecionar o gráfico e descobrir onde meus dados estão destacados.
Encontrará o canto inferior direito do destaque e, em seguida, arraste-o para incluir meus novos dados.
Você pode ver que é adicionado como um novo conjunto de dados com sua própria cor.
Gostaria de adicionar uma legenda ao meu gráfico para deixar claro qual conjunto de dados era qual e talvez eu precise atualizar meus rótulos de Título e Eixo.
Agora, vejamos como adicionar dados se os valores de X não forem iguais.
Suponha que eu fui a uma floresta diferente e mediei a circunferência e a altura das árvores lá.
Eu gravaria os dados em uma área diferente da minha folha, incluindo os valores X e Y.
Eu preciso ter certeza de que os cabeçalhos do meu primeiro conjunto de dados se aplicam ao meu novo conjunto de dados - então, para o meu, eu registraria a circunferência na primeira coluna e altura na segunda coluna, e uma vez que as unidades do meu primeiro conjunto de dados foram medidas em metros. Eu precisaria também gravar os novos dados em metros.
Depois de ter seu segundo conjunto de dados na pasta de trabalho, você seleciona o gráfico e, na guia Design, vá para "selecionar dados".
Você irá adicionar uma série e nomeá-lo - o que quer que você queira aparecer na legenda.
Então você selecionará os valores de X e os valores de Y de seu conjunto de dados.
Quando terminar, você também pode querer atualizar o nome da sua série original.
Mais uma vez, você gostaria de adicionar uma legenda ao seu gráfico. Talvez seja necessário atualizar os seus rótulos de Título e Eixo.
Você pode mostrar uma linha de tendência de cada conjunto de dados.
Se você selecionar uma série, clicar com o botão direito do mouse e escolher Adicionar Tendência, ele adicionará uma linha reta que mostra a tendência geral de seus dados.
Se seus dados se parecem mais com uma curva do que uma linha reta, algumas das outras opções podem ser uma combinação melhor.
Quando você encontrou o tipo de linha de tendência que deseja usar, você pode verificar a caixa para exibir a equação da linha de tendência em seu gráfico - isso pode ser especialmente útil para futuras análises de seus dados.
Você pode modelar o gráfico com diferentes cores e desenhos, selecionando o gráfico, vá para Design e escolha de uma seleção de estilos pré-definidos.
Se você quer começar a criar o seu próprio gráfico de dispersão, você pode baixar o arquivo Excel que usei para este vídeo e, em seguida, adicionar seus próprios dados.